domingo, 22 de fevereiro de 2009


Este é um bolo para aproveitamento de claras, mas é muito bom.
125g de margarina (usei Becel cozinha)
300g de açucar
2,5 dl de leite
2 colheres de chá de cacau
250 g de farinha de trigo
120 g de maizena
2 colheres de chá de fermento em pó
6 claras
1 colher de açucar para levantar as claras e umas gotas de limão

Amasse muito bem a margarina com o açucar e vá adicionando o leite a pouco e pouco, ligando muito bem . (Não se assustem se lhe começar a aparecer que está tudo talhado! é mesmo assim). Junto depois o cacau, a farinha de trigo, a farinha maisena e o fermento em pó, ligando muito bem.
A parte bata muito bem as claras em castelo bem firme, juntando-lhe uma colher de sopa de açucar e umas gostas de sumo de limão, logo que estejam bem levantadas, incopore-as em seguida na massa, com muito cuidado , mexendo de baixo para cima. Unte então uma forma com margarina, polvilhe-a com farinha e deite nela o preparado. Leve a cozer ao forno, primeiro forte e depois com calor reduzido para não corar demasiado. Leva cerca de 25 minutos a cozer,(no meu caso levou muito mais até estar cozido) mas para confirmar faça o teste do palito. A forma indicada é grande e com buraco. em de ser mesmo grande porque no meu caso saiu um pouco por fora..

6 comentários:

  1. Que grande bolo!!! (ou que belo fogãozinho, hihihi)...
    Nunca tinha pensado em bolos de chocolate ou cacau para aproveitar as claras, excelente ideia! Bom Carnaval! :)

    ResponderEliminar
  2. Grande e delicioso! Acho que os bolos que apenas levam claras ficam muito mais fofos que os que levam ovos inteiros. Esse está um "must"!

    ResponderEliminar
  3. Também tenho um bolo para aproveitamento de claras no meu blogue, mas nossa esse esta mesmo muito muito bom e bonito, a ver se me lembro a próxima de vir aqui outra vez para a receita :)

    ResponderEliminar
  4. Nossa eu deixei um comentário aqui no seu bolo, mas sumiu tão de repente que nem sei se salvou! Digo que esse bolo pra aproveitamento de claras é uma beleza! gostei de seu cantinho e voltarei mais vezes!
    beijos

    ResponderEliminar
  5. miga este bolinho deve ser delicioso e como leva só claras em vez do ovo inteiro dá muito geito para aquelas claras que por veses nos sobram
    jinhos amiga e bigada pela receitinha

    ResponderEliminar