sábado, 29 de agosto de 2009

Arroz de mexilhões

Continuamos numa onda de marisco, pois as marés têm sido grandes e o meu marido, sempre que vai à praia e lhe é possível, traz marisco para casa. Desta vez foi um saco enorme de mexilhões, que deu para confeccionar um belo arroz e ainda deu para congelar alguns.
A receita não tem segredo nenhum... faço da maneira que sempre vi fazer na minha casa e é da seguinte forma:
Lavar os mexilhões, escovar com uma escova rija para retirar as impurezas que estejam agarradas às cascas e levá-los ao lume, com um pouco de água até abrirem.
Retirar e coar a água que ficou no fundo do tacho através de um pano, de modo a que fique bem filtrada. Retirar os miolos dos mexilhões, deixando apenas alguns com casca.
Fazer um refogado usando 3 dentes de alho, 1/2 cebola picada, azeite, margarina, pimenta, vinho branco e 2 cravinhos.
Deixar apurar um pouco, acrescentar um pouco de água, deixar ferver e juntar o arroz, deixando o mesmo fritar um pouco.
Adicionar a água dos mexilhões (em quantidade que seja suficiente para cozer o arroz) e assim que levantar fervura deitar o arroz.
Quando o arroz estiver cozido acrescentar o miolo de mexilhão e os mexilhões reservados com a casca, deixando apurar de modo a que o arroz fique malandrinho. No final acrescente uns borrifos de vinagre.
Na altura de servir polvilhar generosamente com coentros (ou salsa) picados.
Notas: normalmente não é necessário sal, pois o sal natural do marisco que ficou retido na água é o suficiente para este prato.
Pode congelar-se os miolos de mexilhão, colocando-os numa caixa cobertos com a água filtrada que largaram durante a abertura, ficando desta forma prontos a ser usados para um arroz de marisco ou prato semelhante.

3 comentários:

  1. Não conhecia este blog mas em passeio encontrei-o, adoro cozinhar e aprender é até morrer por isso vou te adicionar. Perdi o meu blog totalmente e estou a começar novamente. Perdi tudo textos que estou a recuperar, mas comentários e seguidores são irrecuperáveis. Bjo

    ResponderEliminar
  2. Lindo aspecto! Tenho que parar de ter medo dos bichinhos do mar! rsrsrs... Bjo

    ResponderEliminar
  3. heureusement que j'ai google pour traduire, très jolie recette Bravo !!

    ResponderEliminar