domingo, 29 de março de 2009

Bolo de Creme de Chocolate

Este bolinho é mesmo muito bom.

Tempo de preparação 30 minutinhos (mais o tempo de cozedura e arrefecimento)

50g de bolacha maria
450g de chocolate
4 ovos
75g de açúcar
100g de farinha
3 c. chá de cacau em pó
1c. chá de fermento em pó
500g de creme double
30g de chocolate branco raspado

Pré-aquecer o forno a 175ºC. Untar a forma (de preferência uma forma redonda de 26cm diam.). Esmigalhar as bolachinhas e raspar 50g de chocolate. Separar as claras e as gemas e bater as claras em castelo, juntamente com o açúcar. Depois, juntar as gemas em creme.

Misturar a farinha com o chocolate e o fermento em pó e adicionar à massa de ovo, misturando bem, juntar também o chocolate em raspas e as bolachas esmigalhadas, envolvendo tudo muito bem. Deitar a massa na forma untada e levar ao forno para cozer durante 25 minutinhos. De seguida, deixar arrefecer dentro da forma.


Picar o restante chocolate e levar ao lume numa panela juntamente com o creme double, deixando o chocolate derreter. Não parar de mexer. Guardar o chocolate no firgorífico durante pelo menos 3 horinhas.



Recortar a base arrefecida na horizontal. Mexer bem o creme de chocolate frio e cubrir a primeira base com ele. Cubrir completamente o bolo com o restante creme e guardar no frigorífico durante 1 horinha. Espalhar as raspas de chocolate branco por cima.


2 comentários: