terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bolo de laranja com calda

4 ovos; 200g de açúcar; 125 g de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 pitadinha de sal fino, 3 laranjas, margarina para untar a forma e farinha para polvilhar. Mais 100g de açúcar para a calda .

Primeiro, unta-se abundantemente com margarina uma forma (de qualquer feitio) e polvilhe-a com farinha. Separe as gemas e bata-as com um garfo.
Peneire a farinha misturada com o fermento e, depois misture-lhe os 150 g de açúcar e a raspa de uma laranja. Junte uma pitadinha de sal às claras e bata-as em castelo bem firme, quando estiverem bem batidas, junte-lhes os restantes 50 g do açúcar aos poucos e continuando sempre a bater. Adicione depois as gemas às claras e, em seguida, a farinha misturada com o fermento; ligue muito bem mas mexa devagarinho para não talhar. Deite este preparado na forma, alise e leve a cozer em forno muito quente que irá baixando gradualmente a medida que o bolo for ficando cozido, para não queimar. Ao fim de mais ou menos de 25 minutos, verifique se está cozido, espetando-lhe um palito. Enquanto o bolo coze, esprema muito bem o sumo da 2 laranjas, misture-o com o açúcar e faça ferver 2 minutos, até ficar em calda fina. Quando o bolo estiver cozido, retiro-o do formo e regue-o com a calda, enquanto está quente, até ficar ensopado. Depois de frio, desenforme e decore com gomos de laranja ou chantilly.
Nota: o sumo de laranja para a calda deve ser uma chávena grande bem cheia, por isso, se as 2 laranjas não perfizerem essa quantidade têm de espremer mais....
Esta receita já a faço à muitos anos veio numa Teleculinária e o pessoal cá de casa adora este bolo....

5 comentários:

  1. Parabéns pelo novo blog! Claro que vos vou visitar mais vezes para ver estas delícias todas e "copiá-las" para a minha cozinha! Para já, este bolinho de laranja vem mesmo a calhar para estes dias de frio!!

    ResponderEliminar
  2. Anamadura, este bolinho é daqueles que eu adoro. A calda põe-no húmido... já ia uma fatiazinha antes de ir dormir :)
    Parabéns pelo novo blog! Eu vou tentar dar a minha contribuição para enriquecer (ou não he he) o blog das minhas companheiras de fórum :)

    ResponderEliminar
  3. este bolinho deve ser muito delicioso...

    ResponderEliminar
  4. eu gosto deste bolinho
    amiga eu vou copiar esta receitinha
    jinhos

    ResponderEliminar