terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pizza de amêijoa e atum

Se há coisa que é bastante apreciada cá em casa é pizza. Ainda por cima é daqueles que petiscos que, mesmo que sobre, dá para comer no outro dia, quente ou frio.
E se há coisa que me dá gozo nas noites de pizza (sim, porque faço sempre a pizza para o jantar) é inventar e dar largas à minha imaginação, dependendo dos ingredientes que tenho à mão.
Desta vez a "vítima" foi uma lata de miolo de amêijoa que tinha comprado há algum tempo e ainda não tinha sido aberta. A massa da pizza, como sempre, foi feita na máquina do pão...
MASSA:
240ml de água
1 colher de sopa de azeite
uma pitada de sal
480gr de farinha de trigo
1/2 pacote de Fermipan
Colocar todos os ingredientes na cuba da Máquina do Pão e seleccionar o programa "Amassar".

RECHEIO:
molho de tomate
1 lata de miolo de amêijoa em conserva
1 lata de atum
1 lata de cogumelos laminados
1 bola de queijo mozzarella
1/2 cebola em rodelas
queijo ralado
ervas aromáticas a gosto

Quando o programa"Amassar" tiver terminado, aguardar 10 minutos com a tampa da máquina fechada. Após esse tempo retirar a massa, sová-la um pouco em cima da bancada enfarinhada e estendé-la num tabuleiro, previamente untado com óleo.
Cobrir a massa com o molho de tomate e salpicar com ervas aromáticas.
Dispôr o miolo de amêijoa e o atum (previamente escorridos), os cogumelos e a cebola em rodelas finas.
Polvilhar com um pouco de queijo ralado e colocar por cima o queijo mozzarella cortado em fatias. Voltar a polvilhar com ervas aromáticas e levar ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 25 minutos.
Esta versão ficou mais que aprovada... os Risonhos gostaram da mistura do sabor da amêijoa com o atum. E vocês? Querem provar?

3 comentários: