quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Doce de Figo

Conta a minha mãe que o meu avô costumava dizer que a terra da nossa horta era de óptima qualidade, pois tudo o que lá fosse semeado nascia em grande quantidade.
Bem... não é sempre assim com todas as sementes que o "meu agricultor" lança à terra, mas é verdade que certos produtos vêm em grande carga.
Foi o caso dos figos: as figueiras ficaram bem carregadas este ano - deu para comer muitos, oferecer mais ainda e, quando já não podíamos ver figos à frente, resolvi fazer doce.
Vou confessar uma coisa: não gosto muito de mexer em figos, por isso a tarefa de os descascar ficou a cargo do Sr. Risonho.
1,5kg de figos arranjados
500gr de açucar
casca de um limão

Colocar tudo no tacho e levar a lume forte, até que o açucar esteja todo derretido e o preparado esteja líquido.
Nessa altura baixar o lume e ir cozinhando em lume brando, mexendo de vez em quando, até estar no ponto desejado. No final retirar a casca de limão e triturar o doce com a varinha mágica.
Deixar arrefecer um pouco e colocar em frascos.
Rendeu 4 frascos, sendo que 3 deles foram para oferecer e um ficou para nós (de outra forma ia andar a comer doce de figo até aos 90 anos).
Não ficou excessivamente doce e tem um aroma muito agradável a limão. Ficou com a consistência que eu gosto: nem muito líquido nem muito grosso. Quem preferir mais espesso é questão de deixar mais tempo ao lume.
Se quiserem uma bolacha para o lanche, estejam à vontade...

2 comentários:

  1. Hum... que lindo esse docinho! Fiquei babando aqui! Bjos

    ResponderEliminar
  2. Ai amiga eu adoro figos...tenho uma mudinha a crescer em casa e espero que um dia ele carregue bastante de figuinhos para eu fazer doce e licor com suas folhas...Bjs

    ResponderEliminar