sábado, 6 de junho de 2009

Bolo de claras com chocolate e amêndoa

Mais uma fantástica receita do blog da nossa querida Colher-de-Pau.
Há mais de 2 meses que eu ando com esta receita "engasgada" pois pareceu-me logo que a combinação dos ingredientes deveria resultar num bolo fantástico. E não me enganei...
Como tenho sempre muitas claras congeladas esta foi uma boa desculpa para usá-las.
E como ia dar um passeio em que ficou combinado que levaria um bolo, resolvi fazé-lo num tabuleiro e posteriormente cortar em quadradinhos, para que fosse mais prático transportar dentro de uma caixa.
Que vos posso dizer? Aproveitem o fim de semana e façam este bolo que é FANTÁSTICO!!!
Aa quantidades que colocarei aqui foram adaptadas por mim, pois quis fazer um bolo grande, mas segui à risca as indidações da receita original. 10 claras
125gr de miolo de amêndoa palitado (mais 3 colheres de sopa)
170gr de farinha de trigo
90gr de chocolate em pó
420gr de açucar
uma pitada de sal
250gr de margarina
1,5 colher de chá de fermento (acrescentei eu)

Untar bem um tabuleiro e polvilhar com farinha.
Peneirar a farinha e derreter a margarina. Juntar o sal às claras e baté-las em castelo.
Quando estiverem meio levantadas juntar o açucar aos poucos, sem parar de bater. Juntar depois a amêndoa, a farinha e o chocolate, mexendo com cuidado. Misturar por fim a margarina.
Deitar o preparado no tabuleiro. Por cima polvilhar com as 3 colheres de miolo de âmêndoa e polvilhar com um pouco de açucar.
Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos.
Depois de arrefecer desenformei e cortei em quadradinhos (renderam 50 quadradinhos).
Acho que pelas fotos dá para perceber como ficou delicioso e levemente húmido no interior...
Agora digam-me: qual é a desculpa que vão arranjar para não preparem esta maravilha este fim de semana?

1 comentário: