quinta-feira, 16 de abril de 2009

Risotto de tomate e cogumelos

Lembram-se da receita de ontem, (claro que se lembram... se foi ontem... dahhhhhhhh!!) os tomates recheados?
Recordam-se que retiramos a polpa e eu disse que a tinha guardado para outra receita? Pois é... cá em casa a única amante de risotto sou eu, o resto da equipa come mas assim de nariz franzido, como quem diz "apetecia-me era uma bifana ou uma sandocha". Por isso eu já não me ralo e quando tenho saudades de risotto faço só para mim.
E cá está o belo risotto que fiz para aproveitar o interior dos tomates e também alguns cogumelos que andavam perdidos no frigorífico.
Coloquei cebola picada a alourar num tacho com um pouco de azeite.
Juntei cogumelos frescos laminados e o interior de 3 tomates em pedaços. Tapei e deixei suar um pouco.
Juntei 1 chávena de arroz arbóreo, deixei fritar por alguns momentos, adicionei 1dl de vinho branco e deixei em lume forte, com o tacho destapado, até o vinho evaporar.
Fui juntando caldo de legumes quente, aos poucos, mexendo e deixando cozinhar até que o risotto ficasse no ponto.
Apaguei o lume, acrescentei cubos de queijo flamengo e mexi, de modo a que o queijo deretesse e ficasse bem envolvido no risotto.
Na altura de servir decorei com uma folhinha de poejos.
Nota: quando comecei a comer e os Risonhos começaram a ver este queijo derretido envolvido no risotto, deitaram uns olhares de cobiça para o meu prato... Xôôôôô!!! Vocês têm a mania que não gostam de risotto!! Por isso olhem para outro lado.

3 comentários:

  1. DIVIDO CONTIGO O GOSTO POR RISOTOS, ESSE QUEIJINHO DERRETENDO ME DEIXOU A VER NAVIOS
    BEIJO RISONHA
    MUITOS DELES

    ResponderEliminar
  2. Eu já disse num certo Fórum, que este risoto está cá com um aspecto bommmmmmmmmmm!!!!!

    ResponderEliminar