quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Cuscuz
Adoro este acompanhamento! É muito suave e leve. desta forma fica sempre bem e é facílimo.
Ingredientes: a mesma quantidade de água e de cuscuz, sal, azeite, salsa picada.
Colocar a água a ferver com uma pitada de sal.
Numa tigela colocar os cuscuz, quando a água estiver a ferver, despejar por cima dos cuscuz e tapar com película aderente. mantém-se assim durante 3 minutos.
Passado esse tempo tirar a película, colocar um fio de azeite e a salsa picada. Misturar com um garfo e servir.
Delicioso!
Curiosidade: Cuscuz é um prato originado do Maghreb (couscous), região do Norte de África, e popularizado na culinária brasileira e portuguesa não com a sêmola do trigo, mas com o farelo de milho.
Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho de milho ou mandioca. Salgada e levemente humedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua coacção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do Sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-seca, como é a preferência no Nordeste.
Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus.
Em Cabo Verde o cuscuz é um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipiente de barro especial (chamado binde), análogo a uma cuscuzeira.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Se expermentar juntar pimentos e courgette ao mesmo fica muito bom,eu adoro mesmo que sejam simples,bjs doces Alexis
ResponderEliminarObrigada pela dica Alexandra, vou experimentar ;-) . bjs
ResponderEliminar