quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Açorda de peixe e marisco

Tenho a sorte de ter uns amigos que de vez em quando vêm a minha casa oferecer-me peixe.
E é sempre peixe do mais fresco que há! Há dias trouxeram-me umas safias (peixe parecido com o sargo, mas na minha opinião muito mais saboroso) que estavam fresquíssimas.
Eram de bom tamanho e resolvemos cozê-las para o almoço. No final da refeição vimos que tinham sobrado 2 peixitos, e a água onde os mesmos cozeram estava mesmo a pedir para ser aproveitada. Já que havia uns restos de pão duro... está lançado o mote: vou fazer uma açorda para o jantar!
Num tacho refoguei em azeite 1 dente de alho e 1 cebola picada.
Juntei 400gr de mistura de marisco congelado, alguns coentros picados e o peixe que sobrou do almoço, previamente desfiado e deixei cozinhar um pouco, até o marisco ter ganhado côr.
Entretanto parti pão duro em pedaços e coloquei-o a demolhar na água onde tinha cozido o peixe.
Escorri o pão e juntei-o ao tacho, juntamente com um pouco da água onde o mesmo demolhou, mexendo e batendo com a colher de pau, de modo a que o pão se fosse desfazendo.
Aos poucos fui acrescentando a restante água e rectifiquei os temperos, mexendo sempre de modo a que o preparado ficasse cremoso.
Apaguei o lume e juntei 2 ovos inteiros, mexendo rapidamente para que os mesmo não coalhassem e ficassem bem envolvidos na açorda.
Decorei com coentros frescos picados e delícias do mar.
O que eu e o meu Risonho gostamos deste prato... hummm... nem dá para explicar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário