terça-feira, 4 de agosto de 2009

Beringelas agridoces

Pensar que eu, aqui há uns anos atrás, não gostava nada de legumes e só os comia a acompanhar peixe cozido... lol.
Com o tempo aprendi a apreciar tudo o que a terra nos fornece e os legumes fazem agora parte da minha alimentação do dia a dia.
Como em tudo há preferências... uma das preferência vai para a beringela, legume que muito aprecio e sempre que vejo uma receita em que a dita entre, não descanso enquanto não a experimento.
Esta receita é da revista "Saberes & Sabores" do passado mês de Junho e proporciona um belo acompanhamento (ou entrada, como preferirem)... até o Sr. Risonho ficou fã destas beringelas.
3 beringelas médias
sal
5 dentes de alho
2 cebolas
2 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de vinagre de cidra
óleo q.b.
sementes de sésamo tostadas q.b.

Lave as beringelas, elimine o pedúnculo e corte-as em cubos grandes. Coloque-as num coador e salpique-as com sal grosso.
Descasque os dentes de alho e corte-os em lâminas. Descasque as cebolas e corte-as em gomos finos. Num copo misture o mel com o molho de soja e o vinagre de cidra.
Passe as beringelas por água, escorra bem e enxugue-as em papel de cozinha ou num pano.
Deite um pouco de óleo no wok e leve a aquecer. Junte um punhado de cubos de beringela e salteie sobre lume forte, mexendo sempre até estarem dourados. Retire-os com uma escumadeira e reserve. Frite outro punhado de beringela e repita as operações.
Quando acabar de saltear a beringela, deite um pouco mais de óleo no wok, junte o alho e deixe alourar, mexendo. Adicione a cebola em gomos, mexa sempre e quando começarem a alourar junte as beringelas e regue com o molho.
Deixe ferver um pouco, salpique com as sementes de sésamo e sirva.

2 comentários:

  1. Hj eu estava pensando o que fazer com as minhas beringelas e agora já sei!!! Um bj!

    ResponderEliminar
  2. Hummm, que excelente ideia! Adoro molho agridoce, mas nunca fiz.
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar