domingo, 8 de março de 2009

Fricassé de bacalhau

Como o Sr. Risonho adora bacalhau eu ando sempre em busca de novas receitas para confeccionar este nosso fiel amigo (se bem que o posso servir simplesmente cozido e acompanhado de verduras que o meu marido fica contente na mesma).
Dando volta às "milhentas" revistas de culinária que tenho em casa (já fiz uma redução drástica nas revistas - agora compro apenas 2 revistas por mês) encontrei na "Ementa da Semana" esta receita de bacalhau que me pareceu muito interessante. À primeira vista pareceu-me algo trabalhosa, mas afinal não custa nada a fazer:
1kg de batatas (usei menos)
3 postas de bacalhau demolhado
50gr de farinha
2 ovos
2dl de azeite
2 cebolas (usei apenas 1)
4 dentes de alho
2dl de vinho branco
pimenta
2 gemas
1 ramo de salsa (usei coentros)
sumo de 1/2 limão

Coza as batatas com a pele, em água fervente temperada com sal, durante cerca de 35 minutos.
Em simultâneo, corte as postas de bacalhau aos pedaços e elimine as espinhas. Passe o bacalhau por farinha e pelos ovos batidos e, posteriormente, core-o no azeite quente.
Na mesma gordura refogue a cebola cortada em rodelas e os alhos picados. Adicione depois o vinho branco e deixe ferver.
Junte as batatas peladas e cortadas às rodelas grossas, envolva-as no refogado e tempere. Por fim acrescente o bacalhau.
Retire todo o refogado para o prato de servir e dissolva as gemas em 0,5dl de água no que resta do molho do preparado.
Mexa bem até obter um molho cremoso, rectificando os temperos e adicionando depois os coentros picados e o sumo de limão. Verta o molho sobre o bacalhau.
Cá em casa foi acompanhado de salada de alface com laranja. Para mim só teve um defeito: deveria ter ficado com mais molho por isso, na próxima vez que fizer este fricassé, duplicarei a quantidade de ingredientes para o molho.
E para todas as minhas amigas do sexo feminino: MENINAS!!! HOJE É O NOSSO DIA!!
Um feliz Dia Internacional da Mulher para todas vocês, espero que se divirtam muito (atenção, nada de excessos nem figuras rídiculas).
Eu vou jantar com as minhas colegas e algumas amigas, mas não digo onde... ih ih ih! Mas posso dizer que vamos ter a actuar para nós este "mano". Vai ser dançar até fartar!!! Estou muito feliz!!!

1 comentário:

  1. Adorei esta receita nova para mim,achei bem diferente,vou experimentar.
    Edilia

    ResponderEliminar