sábado, 7 de março de 2009

Bolo Vitória


Este bolo é feito á moda antiga pela pesagem dos ovos....

4 ovos
pesa-se os ovos e conforme o peso dos ovos pesa-se a manteiga, o açúcar e a farinha
A mim os 4 ovos tinham 280g
a manteiga convém ser a temperatura ambiente
1/2 colher de chá de essência de baunilha
Doce de morango caseiro
1 pacote de natas


Aqueça o forno a 190º , unte ligeiramente uma forma sem buraco polvilhe com um pouco de farinha e forre o fundo com papel vegetal.

Coloque a manteiga numa tigela e bata-a até ficar cremosa. Junte o açúcar e continue a bater até obter um creme leve e macio. Depois junto os ovos, um a um batendo bem entre cada adição, e em seguida adicione a baunilha. Peneire a farinha para dentro da tigela e cuidadosamente envolva-a na massa.
Vai ao forno durante 30 a 40 minutos, até a massa ter crescido bem, ceder ao toque e ter-se afastado dos lados da forma. (Eu fiz o teste do palito) e o meu ficou um pouco mais no forno.
Deixe arrefecer na forma e em seguida desenforme.
A receita original diz para fazer-mos este bolo em duas formas e depois barra-se um deles com doce de morangos e por cima coloca-se as natas que foram bem batidas para ficarem bem firmes para não escorrerem e coloca-se o outro bolo por cima e polvilha-se com açúcar em pó.
Eu fiz um único bolo, cortei-o ao meio e optei por não colocar o doce de morango. Ficou um bolo não muito doce, fresco e húmido. Também optei por barra-lo todo com as natas. Na original as natas só vão no recheio.....Divinal....Receita tirada de um livro de receitas à moda antiga...

2 comentários: